terça-feira, 10 de junho de 2008

Como a moda é vista e qual o seu significado?

A moda é vista como um meio de comunicação, e de manifestação simbólica. As roupas criam identidades, demonstram códigos e transmitem mensagens, não como antigamente, quando a função era de apenas proteção. O significado e a simbologia das roupas dependem da cultura que ela é envolvida. Ela serve para distinguir a classe social, representando o indivíduo dentro da sociedade, distinguindo assim o grupo a qual o mesmo pertence.

A roupa envolvendo vários fatores simbólicos faz com que o indivíduo consuma por emoção e desejo que segundo Monteiro (2003:1), “Quando o consumidor decide comprar uma roupa, ele não está apenas comprando alguns pedaços de panos bem costurados. Ele está comprando sua própria alma, para se refletir no outro. Está comprando também toda a representação imagética de grupo que a vestimenta representa”.

É bastante interessante essa questão de a roupa mostrar o que uma pessoa é, onde a primeira impressão que ela deixa é a que predomina. E isso vê o quanto é importante fazer uma boa escolha no que usar. Por exemplo, quando há uma entrevista de emprego, o que vestir? É importante que a pessoa demonstre que ela é responsável e séria escolhendo peças com cores sóbrias, peças que não tenham muita informação, mas isso depende de qual área ela for atuar para q eu sempre a escolha esteja de acordo. A escolha certa da roupa faz com que não erramos no que desejamos transmitir.

Estes fatores que a roupa traz são importantes para o mercado de moda que faz com que estilistas e profissionais do ramo estejam sempre antenados no que o consumidor deseja.

A moda tem um significado abrangente por estar presente nos mais diversos objetos, artigos, produtos e como fenômeno social, define-se pelas mudanças sociológicas, psicológicas e estéticas, intrínsecas à arquitetura, às artes visuais, a musica, à religião, à política, à literatura, à perspectiva filosófica, à decoração e ao vestuário. Neste contexto o produto roupa tem por finalidade, além de vestir o corpo, outras associações que interagem com o produto acabado disponibilizado no mercado de consumo.